ETHANOL SUMMIT 2013

  • Patrocinador Oficial

    FMC
  • Patrocinadores

    BASF
  • Apoio

    CENTRO DE TECNOLOGIA CANAVIEIRA
English Português

Notícias

Etanol celulósico: a aposta brasileira

Criada em junho de 2011, o GranBio foi o primeiro grupo brasileiro a anunciar uma usina de porte comercial para produzir o etanol celulósico, ou de segunda geração. Prevista para entrar em operação no início de 2014, a unidade localizada no Estado de Alagoas será a primeira no Hemisfério Sul e tem produção anual estimada em 82 milhões de litros, o que significa que será uma das maiores do mundo em operação.

“O etanol de segunda geração surge como parte da solução para a crise no setor,” diz Alan Hiltner, vice-presidente executivo da companhia. Segundo ele, usando apenas o bagaço e a palha de cana-de-açúcar como materia-prima, o Brasil pode ampliar a produção de etanol em até 45%, sem necessidade de investimentos em novos canaviais. Segundo Hiltner, a GranBio acredita que o Brasil é o país com mais condições de liderar a corrida pelo etanol celulósico e recuperar seu papel de protagonista mundial na produção do biocombustível.

Controlada pela Gran Investimentos, holding da família Gradin, a GranBio é uma empresa de biotecnologia industrial 100% brasileira que nasceu com a visão de proporcionar, como defendido pela própria empresa, “uma revolução verde, capaz de transformar o real potencial de biomassa brasileira em riqueza energética.” Ele explica que, em termos técnicos, diferentemente do produto convencional, o etanol de segunda geração não é extraído diretamente do açúcar retirado da cana e sim fabricado a partir da celulose e hemicelulose existentes nas fibras vegetais.

“Essas moléculas são expostas e quebradas em açúcares menores graças à ação de enzimas especiais e esses açúcares, por sua vez, são bombeados para fermentadores, onde leveduras geneticamente modificadas os convertem em etanol”, diz Hiltner.

A Granbio é uma das patrocinadoras do Ethanol Summit 2013, quarta edição do evento organizado pela União da Indústria de Cana de Açúcar (UNICA) a cada dois anos desde 2007. Este ano, o Summit será realizado no Grand Hyatt Hotel em São Paulo nos dias 27 e 28 de junho. “Trata-se de um dos eventos mais estratégicos do setor, com discussões relevantes e palestrantes de altíssimo nível, sem dúvida uma referência mundial”, conclui Hiltner.

“Para a UNICA, ter a GranBio como uma das patrocinadoras do Summit é um fato de extrema importância, uma vez que se trata de um grupo que está apostando não apenas no presente como no futuro, pelo pioneirismo em relação ao etanol celulósico”, diz Antonio de Padua Rodrigues, diretor técnico da UNICA.

Voltar