ETHANOL SUMMIT 2013

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Executivo com visão do longo prazo

Quem viveu a história do flex no Brasil sabe bem que a atuação de Henri Joseph Jr foi fundamental para a aceitação desse novo conceito de veículo dentro da Volkswagen, montadora onde trabalha, que decidiu investir no lançamento do primeiro veículo totalmente flex no Brasil, o Gol TotalFlex, em 2003. “Entendo que os motores flex são a evolução dos carros movidos a etanol, tecnologia da qual participei também da implantação”, explica o executivo.

Escolhido por um comitê do Conselho Deliberativo da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) como um dos “Pioneiros do Carro Flex” no Brasil, Joseph será homenageado com outras sete personalidades que marcaram a viabilização do carro flex durante a Cerimônia de Encerramento do Ethanol Summit 2013. A quarta edição do evento, organizado a cada dois anos, desde 2007, pela UNICA, será realizada dias 27 e 28 de junho no Grand Hyatt Hotel, em São Paulo.

Para Joseph, do ponto de vista do consumidor, com o flex as pessoas se sentiram mais seguras na compra de um carro, por não serem obrigadas a adquirir um veículo limitado a apenas um tipo de combustível. “Esse sempre foi o entendimento de Joseph, uma pessoa com visão de longo prazo," diz Adhemar Altieri, diretor de Comunicação Corporativa da UNICA e organizador do Summit.

Depois da Volkswagen, o executivo trabalhou também na Anfavea, para que a entidade apoiasse esse novo conceito de motor, o que ajudou, e muito, na aceitação geral da idéia.

"Já estamos na quarta geração do motor flex", diz. Segundo o executivo, o próximo salto é melhorar a eficiência do consumo de combustível desses motores. A meta estabelecida para o setor é que essa melhoria seja de 12% até 2017.

“No máximo em quatro anos esperamos ter concluído o sistema de injeção direta de combustível, que enviará o ethanol ou a gasolina diretamente para a câmara de combustão, onde há a queima, diferentemente do que acontece hoje com a injeção indireta que aplica o combustível no cabeçote do motor, o que pode gerar perda no percurso,” conclui.

Joseph ocupa atualmente a vice-presidência da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e, na Volkswagen, gerencia o Laboratório de Emissões e Testes de Motores.

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