ETHANOL SUMMIT 2013

  • Patrocinador Oficial

    FMC
  • Patrocinadores

    BASF
  • Apoio

    CENTRO DE TECNOLOGIA CANAVIEIRA
English Português

Notícias

Jovem tenor brasileiro cantará na abertura do Summit

A abertura do Ethanol Summit 2013, na manhã do dia 27 de junho, será abrilhantada pela presença do jovem tenor brasileiro Jean William, que cantará o Hino Nacional Brasileiro. A quarta edição do evento, organizado pela União da Indústria de Cana de Açúcar (UNICA), acontecerá no Grand Hyatt Hotel em São Paulo nos dias 27 e 28 de junho.

Jean conviveu durante toda a sua infância com seus avós maternos e ambos trabalharam no corte da cana até se aposentarem em Barrinha, município próximo a Ribeirão Preto, São Paulo, onde nasceu. “Foi do suor da cana que eles me educaram e contribuíram para a minha formação e para o meu desenvolvimento como ser humano”, enfatiza.

Segundo Jean, foi a cana-de-açúcar que sempre propiciou todo o sustento da família. “É claro que vi também o desgaste e o sofrimento que essa atividade acarretava ao corpo cansado dos meus avós, que sempre encararam o trabalho como uma prioridade,” diz. 

O tenor, entretanto, não esconde sua gratidão a esse segmento do agronegócio e chega a dizer: “Viva a cana, viva o avanço tecnológico e viva os meus avós que por mais de 60 anos fizeram dessa cultura o ouro que me enriqueceu em tantos aspectos, me deixando valores inestimáveis como herança,” diz.

Em 2012, William cantou no evento “25 anos de Bioeletricidade no Brasil,” promovido pela UNICA em na Usina São Francisco em Sertãozinho (SP) para comemorar o pioneirismo das empresas que participaram diretamente dos primeiros momentos de geração e comercialização de energia a partir da biomassa da cana-de-açúcar. O sucesso daquela apresentação fez com que inúmeros associados da UNICA sugerissem a participação no Summit 2013.

Ainda criança começou a cantar em missas de domingo e rapidamente passou a participar de festivais de música, a exemplo do internacional de Campos de Jordão. Aos 23 anos, recém-formado, chamou a atenção do maestro e pianista João Carlos Martins, que o incluiu em seu programa de jovens talentos. Com Martins, se apresentou nas principais salas e teatros de concerto do Brasil, incluindo o Teatro Municipal do Rio e a Sala São Paulo, na capital paulista.

Em 2010, o tenor foi bolsista em Milão, onde estudou e integrou a temporada de concertos da Itália, ao lado de seu professor de canto Davide Rocca e da diretora da Academia do teatro Alla Scala, Luciana Serra. De volta ao Brasil, continuou os estudos e, paralelamente, fez diversas viagens aos EUA onde se apresentou ao lado de grandes nomes da música lírica em Nova York.

Voltar