ETHANOL SUMMIT 2013

  • Patrocinador Oficial

    FMC
  • Patrocinadores

    BASF
  • Apoio

    CENTRO DE TECNOLOGIA CANAVIEIRA
English Português

Notícias

Governador Alckmin entre as cinco personalidades homenageadas no 4º Prêmio TOP Etanol

A exemplo das edições anteriores, a 4ª edição do Prêmio TOP Etanol vai homenagear personalidades que protagonizaram ações e relevantes serviços prestados ao setor sucroenergético brasileiro. Este ano, serão cinco homenageados escolhidos pelas 16 empresas e entidades que compõem o Projeto AGORA, realizador do TOP Etanol. Entre os parceiros está a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA).

“O Prêmio é uma iniciativa consolidada e reconhecida, como mostra o número crescente de inscrições de técnicos, engenheiros, jornalistas e estudantes que atuam nas áreas que a premiação reconhece,” diz Adhemar Altieri, diretor de Comunicação Corporativa da UNICA. Para concorrer à edição deste ano, foram inscritos nada menos que 375 trabalhos ligados às quatro modalidades do prêmio: Fotografia, Jornalismo, Trabalhos Acadêmicos e Inovação Tecnológica. É o maior número de inscrições desde a edição inaugural do Prêmio, em 2010.

Para o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, um dos homenageados, o Ethanol Summit 2013 chega, mais uma vez, para demonstrar a força do etanol paulista. Segundo ele, São Paulo é o principal produtor de etanol do mundo e responde por 70% do consumo de álcool produzido no País. “Esta potência de nossa indústria sucroenergética, da qual o etanol ocupa posição de destaque, reflete diretamente no desenvolvimento do Estado,” enfatiza.

Alckmin lembra também que com a redução do ICMS sobre o etanol, determinada pelo governo do Estado – hoje de 12% –, esse imposto é o menor do país. “Baixamos impostos para usinas produtoras de bioeletricidade a partir do bagaço e palha da cana e desoneramos o ICMS do combustível necessário ao lastro do álcoolduto entre Ribeirão Preto e Paulínia”, diz. Segundo ele, com o Programa Paulista de Biocombustível, o governo paulista determinou o abastecimento de toda a frota pública de veículos com o etanol. “Reconhecemos quase a totalidade das usinas paulistas com o Selo Etanol Verde, emitido a produtores que adotam o uso racional dos recursos ambientais,” explica.

Neste contexto, o governador entende que o Ethanol Summit é a grande vitrine desses avanços ao demonstrar a perfeita sintonia entre o setor sucroalcooleiro e o Governo do Estado. “Sua credibilidade se deve tanto à qualidade na exposição de tendências e tecnologia, quanto pelo espaço aberto à convergência de idéias e preocupações econômicas dos produtores com nossas necessidades sociais e ambientais,” afirma.

Outro homenageado, Luiz Custódio Cotta Martins, coordenador do Fórum Nacional Sucroenergético e da Câmara Setorial do Açúcar e do Álcool, afirma que o TOP Etanol é uma iniciativa de comunicação importante que preenche lacunas de reconhecimento do setor. “Além disso, prestigia profissionais da academia e imprensa que têm constantemente mostrado a representatividade do setor dentro da matriz energética brasileira,” diz.

Já para o criador e primeiro presidente da Associação Nacional dos Produtores de Álcool (ANAPA), José Carlos Correia Maranhão, é uma honra ser reconhecido como um dos que, segundo ele, fez “o que estava ao seu alcance na época da criação do Proálcool,” que culminaria mais tarde na consolidação do etanol da forma que vemos hoje.

De acordo com Segundo Braioios Martinez, presidente do Sindicato da Indústria de Etanol do Estado de Goiás (Sifeag), que também será homenageado, o Top Etanol é de grande importância para setor, pois além de premiar os melhores trabalhos jornalísticos e acadêmicos sobre o tema, aproxima o setor da sociedade. “Isso acontece porque no próprio evento temos a oportunidade de apresentar algumas de nossas ações,” diz. Martinez destaca também a iniciativa com as crianças, “o que ajuda a quebrar preconceitos e desmistificar nosso setor, à medida que elas conseguem mais informações sobre nossas atividades,” ressalta.

No entender do diretor-presidente da Usina Barralcool, João Nicolau Petroni no inicio, que também será homenageado, o setor sucroenergético brasileiro foi o que mais avançou em termos socioambientais da agroindústria brasileira, razão pela qual a imprensa e a academia buscam não apenas entender, mas contribuir na divulgação de informações sobre o setor. Para ele, o Top Etanol é uma das melhores iniciativas do projeto AGORA na premiação e reconhecimento daqueles que estão acompanhando de perto o desenvolvimento do segmento.

O 4º Prêmio TOP Etanol será realizado na noite de 27 de junho, após o primeiro dia do Ethanol Summit 2013, no Grand Hyatt Hotel em São Paulo. A premiação é uma iniciativa do Projeto AGORA, a maior ação de comunicação e marketing institucional do agronegócio brasileiro, que busca integrar a cadeia produtiva da cana-de-açúcar em torno da divulgação da importância da agroenergia renovável.

Confira mais detalhes sobre os cinco homenageados no evento:

Geraldo Alckmin – O governador de São Paulo será homenageado por ter instituído no Estado de São Paulo o ICMS mais baixo do País cobrado sobre o etanol, de 12%. O valor desse imposto viabilizou o etanol no principal mercado consumidor do combustível brasileiro, mesmo em momentos de dificuldade para o setor em função de problemas climáticos que afetaram a produtividade, ou de impactos negativos causados pela crise financeira global dos anos 2008 e 2009.

João Nicolau Petroni – Presidente do Grupo Barralcool, decano da indústria sucroenergética mato-grossense, defensor incansável dos biocombustíveis – ele produz também biodiesel em sua usina, foi o fundador e presidente por 12 anos do Sindicato da Indústria de Fabricação de Álcool No Estado do Mato Grosso (Sindalcool-MT). Foi também ex-Vice Presidente do Sistema Federação das Indústrias no Estado do Mato Grosso (FIEMT), reconhecido como industrial do ano pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a FIEMT. Foi indicado para a homenagem do TOP Etanol pelo trabalho ao longo da vida profissional em prol do setor e do associativismo.

José Carlos Correia Maranhão – Criador e primeiro presidente da ANAPA, a Associação Nacional dos Produtores de Álcool, foi indicado para a homenagem por liderar o primeiro esforço por uma união nacional de produtores de etanol. A ANAPA foi uma ação pioneira e concreta de trabalho conjunto entre o Nordeste e o Centro-Sul, que permitiu olhar o Brasil como um todo e não por meio de regiões produtoras de etanol.

Luiz Custódio Cotta Martins – Ex-presidente do Sindicato dos Produtores de Álcool de Minas Gerais (Siamig) e coordenador do Forum Nacional Sucroenergético e da Câmara Setorial do Açúcar e do Álcool, foi indicado por seu empenho e contribuições para o início e a consolidação das atividades do Projeto AGORA.

Segundo Braoios Martinez – Participou da fundação da Sociedade Produtora de Açúcar e Álcool – SOPRAL, precursora de entidades associativas do setor, ele participou da fundação da Jalles Machado e do Sindicato da Indústria de Etanol do Estado de Goiás (Sifaeg), onde é presidente do conselho há oito anos. Fundador da Associação dos Fornecedores de Cana do Vale de São Patrício e primeiro presidente da Cooperativa de Crédito dos Fornecedores de Cana de Goianésia, Martinez foi indicado por sua forte militância pelo setor e empenho permanente pelo associativismo.

Voltar